Financiamento ou consórcio, qual a melhor opção?

Financiamento ou consórcio, qual a melhor opção?
Financiamento ou consórcio, qual a melhor opção?

Financiar ou fazer um consórcio? Descubra qual a melhor forma de se tornar dono do seu apartamento de acordo com suas condições financeiras e seu plano de vida. Entenda quais as diferenças entre cada modalidade e se prepare para tomar a decisão que faz mais sentido para você.

O que é financiamento imobiliário?

Nessa modalidade,  o comprador adquire uma linha de crédito junto a instituição financeira de sua preferência. Neste contrato são estabelecidos: o valor financiado (que varia de acordo com a renda do comprador), o prazo de pagamento, as condições e o juro da operação.

Com o pedido de crédito aprovado, o comprador tem o dinheiro liberado na conta para efetuar a compra do imóvel desejado e já se torna dono do mesmo, pagando as parcelas posteriormente, de acordo com o compromisso assumido com a instituição financeira.

Financiamento imobiliário é um assunto recorrente aqui no blog e você pode saber mais sobre ele nos artigos:

O que é consórcio de imóveis?

O consórcio é um acordo entre várias pessoas, que decidem autofinanciar seus imóveis contribuindo com uma parcela mensal. Todo consórcio sério é regulado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios e tem seu próprio conjunto de regras, tornando-o seguro e confiável.

Nesta modalidade, todo mês é sorteado um contemplado, um dos participantes que está com as parcelas em dia e que é sorteado para receber o valor total do consórcio naquele mês, mesmo sem ter quitado todas as parcelas. O contemplado recebe o dinheiro e pode comprar o imóvel nesse momento. 

Além de contar com a sorte, ainda é possível dar lances em busca de ser contemplado mais rapidamente, entretanto, não há garantias de quando você será contemplado.

No blog, nós temos outro artigo que explica tudo sobre consórcio de imóvel, clique aqui e confira.

Quais as diferenças entre o consórcio e o financiamento?

Consórcio e financiamento são formas bastante distintas de realizar o sonho do apartamento próprio, por causa disso, elaboramos uma tabela com os principais pontos que você deve considerar antes de optar por um deles.

Avalie cada item de acordo com a sua realidade financeira e o seu planejamento de vida.


Financiamento HabitacionalConsórcio de Imóveis
Juros e mudança do valor da parcelaTaxa de juros acordada na assinatura do contrato + ajuste anual da TR (Taxa Referencial)Não tem juros, porém o valor da parcela é reajustado anualmente pelo INCC ( Índice Nacional de Custo da Construção)
EntradaA maioria pede 20% do valor do imóvelNão é necessário
Liberação do dinheiroNa assinatura do contrato de financiamento ou alguns dias depoisQuando contemplado ou ao final do consórcio
PrazosGeralmente maioresGeralmente menores 
Valor do bem imóvel Como o valor é liberado antes de você começar a pagar, o imóvel pode valorizar ou desvalorizar, você vai continuar pagando o mesmo por eleFica sujeito às condições do mercado no momento em que sua carta de consórcio for contemplada
Documentos e liberaçõesMais burocráticoMenos burocrático
Se você mora de aluguelPode comprar um imóvel pronto e substituir o aluguel pela parcela do imóvelVai ter que pagar o aluguel + a parcela do consórcio até ser contemplado
RiscoÉ da instituição financeiraÉ preciso verificar as condições do contrato para saber o que acontece em caso de inadimplência no grupo

Consórcio ou financiamento imobiliário, como decidir qual a opção certa para você? A verdade é que não existe uma resposta pronta, é preciso avaliar cada situação de acordo com a realidade de quem a vive. Pense nos seus planos, no que faz mais sentido para sua família e, se quiser, consulte a opinião de um especialista do setor.

Comprar o apartamento próprio é uma decisão importante e por isso, é preciso que você esteja seguro das escolhas que está tomando. Esse é nosso objetivo aqui na Edific, deixar nossos clientes informados e seguros para tomarem as melhores decisões.

Se você também está nessa jornada de dúvidas e decisões, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse periodicamente.