Conheça os principais erros ao comprar um imóvel e como você pode evitá-los

Conheça os principais erros ao comprar um imóvel e como você pode evitá-los
Conheça os principais erros ao comprar um imóvel e como você pode evitá-los

Entender quais são os erros mais comuns ao comprar um imóvel é a melhor forma de saber quais os cuidados são necessários para evitá-los. 

Nossas dicas vão te ajudar a escolher o imóvel dos seus sonhos com mais tranquilidade e evitar problemas futuros.

A falta de planejamento é um dos erros mais comuns na hora de comprar um imóvel

A compra de um apartamento é um compromisso a longo prazo, um financiamento habitacional pode durar mais de trinta anos, características que fazem com que essa decisão precisa ser avaliada com calma, envolvendo um planejamento a longo prazo.

Planejar que tipo de imóvel comprar, localizações possíveis, de quanto espaço sua família vai precisar, entre outros itens, são só o começo.

É preciso pensar no planejamento financeiro, em como o comprometimento da sua renda vai ser administrado, na criação ou manutenção de um fundo de reserva e nos gastos que podem ser acrescentados a essa soma com o passar do tempo, como reformas e manutenções, por exemplo.

A pressa é inimiga da boa negociação

Exatamente pelo fato da compra de um imóvel necessitar de planejamento, ela não deve ser feita às pressas. Fechar um negócio desse tamanho por impulso pode ser fruto de grandes arrependimentos.

Deixar as emoções falarem mais alto também pode se um problema. Isso não significa que você não precisa levar em consideração a forma como se sente no ambiente que pretende comprar, entretanto, é preciso estar atento para equilibrar esses sentimentos com as vantagens e desvantagem de fazer aquela compra.

Confiar em apenas uma fonte de informação

O mercado imobiliário é complexo e cheio de intermediários, por isso, é importante entender com quem você está negociando, qual a reputação da construtora ou imobiliária, se seu corretor é cadastrado no CRECI e assim por diante.

É imprescindível validar as informações que você recebe do seu corretor com outras fontes, sejam elas pessoas de confiança ou empresas. Use a internet ao seu favor, pesquise sites com dados confiáveis e atente para aqueles portais de notícias locais, eles costumam ser ótimos para descobrir como é a rotina, os índices de violência e até a agenda cultural da região onde você está pensando em morar.

Não prestar atenção a todas as documentações

A compra do apartamento próprio envolve uma grande quantidade de documentos, desde a hora de assinar o contrato com a construtora/imobiliária até a entrega das chaves, você fará diversas visitas ao cartório de imóveis.

Dito isso, um erro comum na hora de comprar um imóvel é esquecer de verificar as documentações do imóvel e da empresa ou pessoa que é proprietária dele. É importante  conferir essas informações para ter certeza de que você está comprando um imóvel 100% legal.

O mesmo vale para as documentações envolvidas após a compra, mantenha-se vigilante não só com a papelada que você precisa entregar, mas também com os encaminhamentos que a construtora e a instituição financeira envolvidas na transação devem dar.

Dar um passo maior que a perna

Muitas vezes nos empolgamos pela beleza e versatilidade de um imóvel e acreditamos que podemos fazer aquela compra baseada apenas na nossa situação de vida atual. Esse pode ser um motivo de arrependimento a médio e longo prazo.

Comprar um imóvel em uma região nobre sem considerar os gastos com conveniências, escolher um apartamento perfeito mas que fica muito longe do seu trabalho ou comprometer-se com uma parcela que mal cabe na sua renda podem ser situações insustentáveis ao longo do tempo. 

Existem diversos erros que podem ser cometidos ao comprar um imóvel, o importante é estar ciente e atento a todos eles sem que isso te impeça de realizar o seu sonho. Planeje esse passo com cuidado, pesquise para fazer bons negócios e quando estiver seguro, assine o contrato que faz sentido pra você. 

E se precisar de uma ajudinha extra, conte com a ajuda da equipe técnica da Edific para te auxiliar. Para falar com a gente, é só clicar aqui.