6 dicas de como se planejar para comprar um imóvel

6 dicas de como se planejar para comprar um imóvel
6 dicas de como se planejar para comprar um imóvel

Planejar-se para comprar um imóvel é parte essencial do processo de quem deseja comprar um apartamento novo sem se endividar. Veja as dicas que separamos para você começar essa jornada.

1. Para comprar um imóvel, o ideal é começar pelo planejamento financeiro

Comece fazendo uma planilha de gastos, coloque o valor que você recebe todo mês e diminua dele suas despesas, tanto as fixas, como água, luz e aluguel, como às variáveis como alimentação, combustível, entre outros.  

Se for possível, também anote gastos extras que você já sabe que vai ter, como compra de material escolar, revisão do carro e assim por diante. Faça essa projeção para vários meses e vá ajustando conforme as finanças vão se concretizando ou não.

2. Avalie seu orçamento e veja o que você pode cortar

Quando conseguimos olhar para nossas finanças de forma categorizada, é mais fácil entender onde estão nossos excessos. Esse é o momento de fazer justamente isso, avaliar que gastos podem ser eliminados e quais podem ser reduzidos.

Por exemplo, corte pequenos luxos, como tomar café na rua todo dia, almoçar fora ou ir ao cinema toda semana. Também é importante avaliar coisas que você pode diminuir, como seus planos de telefonia e internet, por exemplo.

É claro, é importante entender o que você considera importante manter e o que está disposto a abrir mão em troca de guardar dinheiro para comprar seu apartamento próprio. Na hora de decidir o que cortar ou não, seja sincero consigo mesmo e estabeleça metas que você seja capaz de manter.

3. Falta dinheiro e sobra mês, e agora?

Se mesmo anotando, planejando e cortando gastos, você ainda não acha que vai conseguir guardar todo dinheiro necessário, é hora de considerar como você pode aumentar sua renda mensal.

Comece pensando se existe a possibilidade de pedir um aumento no seu trabalho regular, o que você pode oferecer a seu atual empregador para valorizar seu passe. O mesmo vale se você é autônomo, como pode otimizar seu processo ou vender mais para ter uma sobra maior no fim do mês?

O segundo passo é pensar em fontes de renda extras, algo que você faz em casa e pode ser comercializado, bicos de final de semana, trabalhos online e assim por diante.

4. Defina o imóvel que você quer comprar

Até agora nós falamos de planejamento, agora é hora de falar de pra que estamos fazendo toda essa preparação. Definir que tipo de apartamento você quer e pode comprar é fundamental tanto para alinhar seu planejamento quanto para se manter motivado.

Avalie os itens básicos que você precisa que seu novo lar contenha, assim como aquelas coisas que você gostaria de ter mas não são essenciais e aquelas que você está disposto a abrir mão. Anote essas definições em um lugar que você possa visitar sempre que possível.

Uma dica legal, para se manter motivado durante esse processo é deixar lembretes do apartamento dos seus sonhos em lugares que você vê com frequência, como a porta da geladeira, seu quadro de recados, o wallpaper do celular ou a capa da agenda, por exemplo. Assim, quando você tiver que abrir mão de algo, vai ficar mais fácil lembrar porque aquilo vale a pena.

5. Entenda as opções de financiamento

O ideal é que seu planejamento financeiro reúna o valor necessário para dar uma boa entrada e ainda sobre uma reserva de emergência para gastos extras com documentação, taxas e pequenos ajustes no imóvel.

Além disso, é importante que você entenda quais são as opções de financiamento do restante do valor do seu apartamento. Às opções do mercado de imóveis estão cada vez mais diversificadas, por isso, é importante avaliar cada situação com cuidado para fazer a melhor escolha.

Nós já trabalhamos um artigo exclusivo sobre opções de financiamento aqui no blog, visite-o clicando aqui.

6. Faça a compra que faz mais sentido pra você

Depois de planejar, poupar e guardar seu dinheirinho suado, você decidiu que imóvel quer comprar e quais são as melhores opções de investimento. Bom, agora chegou a melhor parte, a hora de fechar negócio.

Fique de olho no mercado imobiliário e encontre o negócio que faz mais sentido para você. Estude a oportunidade de perto, verifique a legalidade do imóvel e a reputação da construtora, pense no custo-benefício do imóvel em caso de venda futura e quando estiver 100% seguro, assine o contrato.

Agora você tem um apartamento para chamar de seu e muitas histórias para criar dentro dele. O planejamento da compra deste imóvel serviu para te ensinar muita coisa e agora você já está mais do que preparado para começar a colocar no papel seus próximos sonhos.

Se o mundo dos imóveis também te fascina, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse. A Edific faz questão de te acompanhar nessa jornada.