É hora de comprar: taxas de juros para financiamento imobiliário estão em baixa

É hora de comprar: taxas de juros para financiamento imobiliário estão em baixa
É hora de comprar: taxas de juros para financiamento imobiliário estão em baixa

No início do mês de outubro, acompanhados da menor taxa Selic (a taxa básica de juros) da história, diversos bancos anunciaram reduções nas taxas de financiamento imobiliário. Esse anúncio é animador, visto que, com taxas de juros menores, esse é um ótimo momento para comprar o imóvel dos seus sonhos. 

Agora que você já sabe da redução na taxa de juros, é hora de entender como aproveitar essa novidade para fazer o melhor negócio. 

Novas taxas de financiamento anunciadas pelos bancos

Com essa mudança de cenário, os bancos passaram a valorizar mais a modalidade de financiamento habitacional e querem entrar na disputa por uma fatia do mercado, visto que, a Caixa Econômica Federal tem, sozinha, 69% do mercado. 

Veja como ficaram as taxas de juros anunciadas pelos principais bancos: 

BancoModalidade de FinanciamentoTaxasPrazo de Pagamento% Financiada
Banco do BrasilSFH e CH7,4% ao ano + TR35 anos80%
BradescoSFH e CH7,3% ao ano + TR30 anos80%
Caixa Econômica FederalSBPE dentro das modalidades SFH e SFI7,5% ao ano + TR35 anos
Caixa Econômica FederalSFH e SFI2,95% e 4,95% ao ano + IPCA30 anos
Itaú UnibancoSFH, SFI e CH7,4% ao ano + TR30 anos82%
SantanderPró-cotista7,59% 30 anos
SantanderSFH, SFI e CH7,99% + TR 35 anos

Se as modalidades de financiamento ainda não estão claras para você, não se preocupe, entenda como cada uma delas funcionam clicando aqui.

Vale lembrar que esses dados foram obtidos através da Agência Brasil em matéria do dia 30 de outubro de 2019 e que esses dados podem mudar conforme as flutuações do mercado. 

Antes de financiar, entenda:
Por que minha taxa de juros pode ser diferente das anunciadas?

As taxas de juros habitacionais anunciadas pelos bancos são sempre as porcentagens mínimas, o que acontece quando você faz uma simulação de financiamento pela internet ou mesmo presencialmente é que, além da situação mercadológica que estabeleceu aquela taxa, outros fatores são levados em consideração, tais como: seu score no SERASA, seu histórico financeiro, seu relacionamento com aquela instituição financeira, entre outros. 

É por isso que as taxas variam de uma pessoa para outra, é também esse o motivo pelo qual você deve tentar fazer simulações presenciais, assim o banco terá mais informações sobre seu perfil e pode lhe oferecer opções mais vantajosas. 

O que é taxa referencial ?

Por diversas vezes você viu a sigla TR se repetir na tabela acima, certo? TR é a sigla usada para designar a Taxa Referencial, o valor que varia na maioria das modalidades de financiamento. 

Essa é uma taxa de juros de referência que compõe a base de cálculo de remuneração da poupança que hoje, encontra-se zerada. 

O que é custo efetivo total?

Quando se faz qualquer tipo de financiamento é importante entender que os custos envolvidos vão para além do custo do financiamento em si. Particularmente em financiamentos mais longos, como é o caso dos habitacionais, o CET, ou Custo Efetivo Total vai ser somado, além do valor do financiamento aos seguros e taxas administrativas.

 É importante atentar ao CET para não ser pego de surpresa pelos valores das parcelas do seu financiamento. 

Avalie sua situação financeira e compare com as opções de financiamento disponíveis

Com o mercado dos financiamentos habitacionais em expansão, esse é um ótimo momento para comprar sua casa própria. Mas justamente por causa dessa mudança, também é necessário pesquisar e se informar mais para fazer o melhor negócio. 

Quando se fala em financiamento habitacional, menos é menos. Por isso, a dica dos economistas é que você escolha bem que tipo de imóvel você deseja financiar com base num planejamento a longo prazo e considerando o menor tempo possível para quitar sua dívida. 

O motivo é que, o aumento no tempo, junto a variação dos juros, pode significar um grande acréscimo na quantia total paga no decorrer dos anos. Agora que você já sabe da diminuição das taxas de juros imobiliários e já entendeu como pesquisar para fazer dessa uma grande oportunidade para comprar o imóvel dos seus sonhos, é hora de colocar nossas dicas em prática. E, se ainda assim, você ficar com aquela pulguinha atrás da orelha, não hesite em contar com nossa consultoria especializada.