Financiamento imobiliário: o que você precisa saber antes de fazer o seu

Financiamento imobiliário: o que você precisa saber antes de fazer o seu
Financiamento imobiliário: o que você precisa saber antes de fazer o seu

Ao contrário do que muitos imaginam, o sonho da casa própria começa muito antes da assinatura do financiamento imobiliário. Para entender como se preparar para esse momento tão importante da sua vida, nós separamos algumas dicas que podem ajudar. Confira!

Pesquise as melhores opções de financiamento imobiliário

No último trimestre de 2019 diversos bancos anunciaram reduções nas taxas de financiamento imobiliário, a notícia traz novidades animadoras para quem quer financiar imóveis. 

Com essa mudança nas taxas, mais bancos estão em busca de ganhar a sua confiança e, por isso, existem mais opções de financiamento mais atrativas disponíveis. 

Sabendo dessa mudança de cenário, você pode olhar para o mercado com um olhar mais crítico a fim de entender que instituição financeira está oferecendo a melhor proposta para seu projeto de financiamento. 

Separe um dinheiro para dar entrada

Uma coisa que não muda, entretanto, é a necessidade de ter um valor para dar entrada no imóvel que se deseja financiar. As regras podem variar mas, em geral, as taxas para imóveis novos começar a partir de 10% do valor total enquanto para os usados, essa porcentagem sobe para 30%. 

Com isso em mente, é interessante ter o valor da entrada antes ou na hora de assinar o financiamento. Financiar o valor da entrada pode comprometer o financiamento do imóvel, ou ainda, pesar na sua renda mensal, por isso, o ideal é ter esse dinheiro quitado previamente. 

Algumas alternativas interessantes são vender o carro ou moto, cortar despesas ou fazer algum trabalho extra. Quando pensa-se em um plano de vida a longo prazo, esses esforços se tornam um meio interessante para garantir o lar dos seus sonhos. 

Saiba como vai sua saúde financeira

Uma das coisas que você pode fazer antes mesmo de começar a buscar opções de financiamento imobiliário é entender qual o status da sua saúde financeira. Vá até a instituição financeira com quem você costuma se relacionar e peça como está seu score financeiro e como ele está influenciando na sua tomada de crédito. 

A partir desse diagnóstico entenda como você pode melhorar sua saúde financeira a fim de conseguir ofertas de crédito mais atrativas. Por vezes, ações simples como pagar os boletos em dia e quitar pequenas parcelas podem ter um impacto significativo na sua reputação perante as instituições financeiras.

Tenha um fundo para emergências

É importante entender quais são seus gastos fixos e quanto da sua renda está sobrando, assim como é fundamental que além de pagar a parcela do financiamento, você ainda tenha margem suficiente para poupar um pouco todo mês.

Financiamentos imobiliários são planejamentos a longo prazo, sendo que, são os mais passíveis de imprevistos. Por isso, estar preparado para arcar com gastos extras que podem surgir no meio do caminho é uma escolha sábia para evitar problemas futuros.

Seja ágil com os documentos solicitados

Financiamentos imobiliários são processos longos e burocráticos, porém, isso não deve lhe desencorajar. É importante entender, a todo tempo, quais documentos você deve entregar, de que forma e em que lugar.

Manter seus documentos pessoais atualizados e agilizar a expedição de documentos solicitados garante que seu financiamento imobiliário não fique parado por falta de comprovações.

Além disso, sabendo como funciona cada parte do processo, fica mais fácil entender se as etapas estão andando conforme o esperado e, se não estiverem, para quem você pode pedir explicações.

Entrar em um financiamento imobiliário é um grande passo, por isso, para que tudo corra da forma mais tranquila possível, alguns cuidados e muito planejamento são fundamentais.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a entender qual a melhor forma de se preparar para conquistar seu sonho. E, caso esse assunto seja do seu interesse, assine nossa newsletter que nós lhe avisaremos sempre que novos conteúdos forem compartilhados por aqui.