Tudo sobre consórcio de imóvel: entenda o que é e quais as vantagens

Tudo sobre consórcio de imóvel: entenda o que é e quais as vantagens
Tudo sobre consórcio de imóvel: entenda o que é e quais as vantagens

Para quem tem o sonho de morar num empreendimento próprio, mas não está disposto a enfrentar um longo financiamento imobiliário, o consórcio de imóveis pode ser uma boa opção.

Veja nossas dicas e entenda como fazer um bom negócio.

O que é um consórcio de imóveis?

O consórcio de imóveis não é diferente de qualquer outro tipo de consórcio, ele consiste em um grupo de pessoas que contribuem mensalmente com um valor pré-acordado formando um caixa.

No período determinado pelo contrato acontecem as assembleias onde os membros podem dar lances e o lance mais alto é contemplado com o valor integral do consórcio para compra do imóvel.

Quando um consórcio de imóveis é assinado, ele tem uma finalidade específica, o que significa que você pode usar o valor da sua cota para comprar ou construir uma casa, terreno ou apartamento. Mas não pode usar esse recurso para outras finalidades.

Lances e carta contemplada

Em cada assembleia os participantes podem dar lances em busca de poder acessar o valor total do consórcio antes do fim das parcelas. Como mencionado anteriormente, o maior lance – ou maiores lances, dependendo do grupo – leva a cota daquela assembleia.

Além de usar uma reserva pessoal para dar um lance, você também pode usar seu Fundo de Garantia ou, ainda, adiantar uma parte do consórcio para integralizar o lance.

Em qualquer um dos casos, é necessário atenção para entender qual a melhor opção para a sua realidade.

Para quem tem pressa, a melhor solução pode ser a carta contemplada, nesse caso você já entra no consórcio com um lance ganho e pode acessar o valor na hora, pagando as parcelas posteriormente. Porém, além do valor da parcela e do lance você também pagará um valor adicional pela carta contemplada.

Quais são as taxas do consórcio de imóveis

Os consórcios de imóveis não são sujeitos a flutuação das taxas de juros, entretanto, ainda existem algumas contribuições a serem pagas:

  • A taxa de administração do consórcio, que fica entre 20% e 30% do valor do imóvel e é dividida entre o número total de parcelas.
  • O fundo comum, que é calculado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios e sempre se baseia na mesma fórmula: o percentual do preço do bem, que pode ser 100% (ou outro percentual definido no contrato), dividido pelo número de parcelas. É esse valor que vai ser usado para pagar as cartas contempladas no decorrer do consórcio.
  • O fundo de reserva, que geralmente é de 1% do valor total do consórcio, dividido entre todas as parcelas. Essa porcentagem é destinada a imprevistos, como casos de inadimplência, por exemplo.
  • E por fim, os seguros, que cobrem casos de falecimento e perda de emprego, por exemplo. Em geral, esse valor é acordado na contratação do seguro e diluído nas parcelas subsequentes.

Fui contemplado, e agora?

Seja porque o seu lance foi o vencedor ou pelo consórcio ter chegado ao final, você finalmente vai poder comprar o apartamento dos seus sonhos. Dito isso, algumas considerações devem ser observadas.

Se você foi contemplado antes do fim das parcelas vai precisar comprovar que tem como continuar pagando o valor restante para poder acessar o valor do consórcio. Essa comprovação pode ser feita através dos seus três últimos comprovantes de renda.

Outro fator importante é que o valor do consórcio não vai direto para sua conta, como o consórcio de imóveis tem uma finalidade específica, você deve apresentar o contrato de compra do imóvel e o dinheiro será encaminhado diretamente ao vendedor.

Caso seu imóvel custe mais do que a carta de consórcio, você vai precisar integralizar o valor com recursos próprios, já se a situação for contrária, o saldo restante pode ser usado para pagar o IPTU, o registro do imóvel, entre outros gastos relacionados.

Antes de assinar seu contrato de compra, aconselhamos que você também leia principais cuidados ao escolher uma construtora para seu empreendimento.

Assim como qualquer outra transação financeira, o consórcio de imóvel exige planejamento, organização e muita atenção aos detalhes do contrato. Pesquise bastante, faça cotações com diversas seguradoras e só assine o contrato quando souber que está fazendo um ótimo negócio.

Ter tal certeza, entretanto, nem sempre é fácil. Nesse caso, você pode contar com um consultor da Edific para lhe ajudar. Clique aqui e conheça nossa equipe especializada.