5 dicas para escolher o terreno perfeito

5 dicas para escolher o terreno perfeito
5 dicas para escolher o terreno perfeito

Seja para construir ou investir, encontrar o terreno ideal pode ser mais fácil do que você imagina. Descubra como fazer o melhor negócio e encontrar o terreno perfeito para construir seus sonhos.


1. Localização do terreno e arredores 

O primeiro passo é entender onde o terreno está localizado e se essa localização é conveniente para seus planos. Avalie os deslocamentos que você teria que executar no dia a dia morando nesse local, a comodidade para ir ao supermercado ou a farmácia, voltar da escola e assim por diante. 

Fique atento aos arredores, verifique a existência de fábricas, bares ou outros tipos de instalações que podem causar barulho indesejado. Da mesma forma, observe as construções vizinhas e o fluxo de trânsito no local. Pense nos barulhos que lhe incomodam e pesquise se eles existem ali.  

Também considere visitar o local em diferentes horários do dia, além de conversar com quem já vive por perto a mais tempo. Às vezes uma cuia de chimarrão com um vizinho pode lhe revelar particularidades que até então, haviam passado despercebidas.

2. Topografia e possibilidades de construção

A topografia dos terrenos pode ser dividida em três tipos: plana; com aclive, que é quando a parte de trás do terreno é mais alta do que o nível da rua; e com declive, o que significa que a parte da frente é mais elevada do que a rua. Em geral, terrenos planos são mais requisitados e dão mais liberdade para qualquer construção sendo, por isso mesmo, a melhor opção para quem quer comprar um terreno para investir, por exemplo. 

Mas todas as topografias podem ser exploradas, tudo depende do seu objetivo ao comprar o terreno. Por exemplo, os terrenos em aclive proporcionam mais visibilidade e incidência de luz a construção, já os terrenos em declive oferecem maior privacidade para os quartos e a área de lazer. 

Se você estiver em dúvida, o ideal é trocar uma ideia com um arquiteto ou consultor especializado e entender quais possibilidades o terreno oferece.

3. Posição Solar

Verifique onde o sol nasce com relação a localização do seu terreno. Em geral, a fachada norte é a mais valorizada por ser a que mais oferece insolação, mas todos os terrenos tem suas particularidades. Veja: 

– Frente para o norte: maior incidência de luz durante todo dia;

– Frente para o sul: tem a menor incidência de sol;

– Frente para o leste: recebe o sol da manhã;

– Frente para o oeste: sol na parte da tarde.

Neste momento também é importante observar a altura das construções ao redor e entender como a sombra delas afeta o seu terreno. 

Novamente, vale lembrar, tudo depende do objetivo pelo qual você está buscando o terreno perfeito, além disso, um projeto bem pensado pode lhe oferecer o melhor de cada uma dessas posições.

4. Estrutura para comportar o futuro empreendimento

Analise se o terreno possui acesso pavimentado, redes de luz e tubulação de esgoto. Caso elas já existam, melhor. 

A presença de sistema de coleta de lixo, iluminação das vias, além da disponibilidade de sinal de telefone e internet, apesar de fatores secundários, também devem ser observados nessa parte do processo. 

Se algum ou vários desses itens estão em falta, eles irão acrescer em custos para sua obra, precisando ser pensados com cuidado.

5. Regularidade do terreno e legislações de São Lourenço do Oeste

Confira, no Cartório de Registro de Imóveis, se a matrícula do terreno que você está analisando está em dia, investigue também a índole do atual dono da propriedade, apesar de burocráticas, essas ações podem evitar grandes dores de cabeça futuras. 

Leis e regulamentações como as áreas de recuo para calçada, áreas de preservação permanente (APP) e área construível do terreno podem fazer a diferença. O Plano Diretor de São Lourenço do Oeste, que estipula a quantidade de andares que podem ser construídos no local também pode ser uma informação importante, dependendo do seu objetivo. 

Agora que você já sabe tudo que precisa analisar para encontrar o terreno perfeito para viver bem em São Lourenço do Oeste é hora de selecionar as alternativas e fazer o melhor negócio. Desejamos que você e seus sonhos encontrem uma casa próspera por aqui. Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdos como esse, não vá embora antes de assinar nossa newsletter.