Principais cuidados ao escolher uma construtora para seu empreendimento

Principais cuidados ao escolher uma construtora para seu empreendimento
Principais cuidados ao escolher uma construtora para seu empreendimento

Comprar um imóvel é um sonho que se torna realidade. Para quem está em busca do melhor custo-benefício, os imóveis na planta são a melhor opção. Mas essa constatação logo vem acompanhada da pergunta: como escolher a melhor construtora? 

Para responder essa dúvida com propriedade e te deixar mais tranquilo quanto a escolha certa, nós separamos 5 dicas fundamentais. Confira!

1. Procure uma construtora sólida

Com o perdão do trocadilho, procure conhecer a história, quanto tempo a construtora está no mercado e qual é seu portfólio de empreendimentos já entregues. Construtoras com carreiras sólidas permanecem no mercado por mais tempo, enquanto construtoras mal-intencionadas tendem a findar em um período curto. 

Analise também os nichos de mercado em que a construtora atua, se ela conta com profissionais especializados, o que o mercado está falando dela, que reputação ela tem em São Lourenço do Oeste, se é uma empresa bem quista pelos moradores e assim por diante. 

Essas informações podem ser conseguidas pelos meios de comunicação, buscas no site da empresa e nas mídias sociais, por exemplo. Esse é um bom ponto de partida para filtrar quais construtoras você vai querer saber mais. 

2. Fale com outras pessoas que já passaram por esse processo

Não é incomum encontrarmos na nossa família ou círculo de amizades que já passaram pelo mesmo processo que você. Então, nada melhor do que usar essa experiência ao seu favor. 

Pergunte sobre cada detalhe e etapa do processo de escolha da construtora e também do acompanhamento da obra. Peça quais foram as escolhas mais acertadas o que a pessoa gostaria de ter feito diferente. 

Se o morador também for de São Lourenço do Oeste, aproveite para perguntar se ele recomendaria a construtora com quem fez negócio.  

3. Conheça outros empreendimentos que a construtora já entregou

Através do site você pode descobrir quais são os empreendimentos que a construtora já entregou, a partir disso, procure saber mais. Se conhecer alguém que mora em algum deles, peça para fazer uma visita, troque experiência e lembre-se de observar todos os detalhes, desde a solidez da obra até o cuidado com o acabamento. 

Se for possível, também pergunte como foi a experiência do morador durante o tempo de construção, se os prazos foram respeitados, se a entrega foi compatível com aquilo que ele comprou e quaisquer outras dúvidas que possam surgir. 

4. Entre em contato com a construtora para conhecer o atendimento

A construção de um empreendimento pode demorar um certo tempo, de meses até alguns anos, é um período relativamente longo, principalmente se somado a expectativa de morar na sua casa nova. 

Por isso, é fundamental avaliar o atendimento da construtora, para saber se ela vai estar disponível quando você tiver dúvidas. Procure, durante esse processo de escolha, fazer uma ou duas visitas a construtora e conversar com as pessoas que serão seu contato durante o processo de construção. 

Essa ação é simples, mas pode evitar muitas dores de cabeça futuras. 

5. Verifique as questões legais

Outro fator muito importante é avaliar a saúde legal tanto da construtora quanto do empreendimento que você está pensando em adquirir. Por vezes, são entraves legais que paralisam as obras. 

Para obter essas informações você pode ir até o Cartório de Imóveis e a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste, eles terão as informações para lhe atestar a legalidade da obra e da construtora respectivamente. 

Bônus: Já fez sua escolha? Agora saiba como acompanhar

Agora que você já decidiu sua construtora e empreendimento, organize uma pastinha com: 

  • Todos os materiais que você recebeu sobre a obra (folhetos, emails, Whatsapp…)
  • Os dados do projeto que você reuniu até aqui
  • Seu contrato com a construtora, que deve conter dados do projeto, memorial descritivo e documentação da incorporação.

Dessa forma você mantém um acompanhamento preciso do processo e garante uma forma de cobrar por tudo o que lhe foi prometido no fechamento do contrato. 

Escolher a construtora dos seus sonhos não precisa ser um processo complicado, se essas dicas ainda não lhe deixaram seguro o suficiente, nossa sugestão é que você procure ajuda especializada. 

A Edific conta com um time de técnicos prontos para lhe ajudar. Vamos falar mais sobre o lar dos seus sonhos?