Financiamento imobiliário: 4 opções de linha de crédito

Financiamento imobiliário: 4 opções de linha de crédito
Financiamento imobiliário: 4 opções de linha de crédito

Quem não quer se livrar do aluguel de uma vez por todas? Afinal de contas, ninguém quer pagar por algo que nunca será seu. Por isso, vale a pena obter o máximo de informações para transformar o sonho da casa própria em realidade e você pode começar entendendo um pouco mais sobre financiamento imobiliário.

Aliás, existem diversas opções de crédito para quem deseja fazer um financiamento imobiliário e talvez você não faça ideia de quais sejam. Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja abaixo as possibilidades que você pode escolher para, finalmente, comprar o seu imóvel.

Tipos de financiamento imobiliário

1. Minha Casa Minha Vida

Está entre as opções de linha de crédito para comprar uma casa mais conhecidas do mercado. Para utilizar o programa Minha Casa Minha Vida para comprar o seu imóvel, a sua renda familiar deve ser de até R$ 6.500. O valor financiado é de acordo com a renda e há 4 formas de financiamento aqui:

  1. financia uma parte do imóvel;
  2. financia uma parte da entrada do imóvel;
  3. redução do valor do seguro referente à taxa de financiamento habitacional;
  4. oferece taxas de juros menores.

2. Consórcio imobiliário

Vem se tornando também um meio de financiamento bastante popular, especialmente por aqueles que não se encaixam nos critérios do Minha Casa Minha Vida. O consórcio imobiliário pode ser visto como um tipo de autofinanciamento já estamos falando de um grupo de pessoas que investem em um fundo com o mesmo objetivo. É uma forma de guardar o dinheiro e, ao final, poder comprar o imóvel à vista. 

Um dos problemas que podemos ter aqui é taxa que as instituições financeiras cobram para gerenciar o grupo e também o fato de que você pode passar anos e anos sem usufruir da sua casa. Porém, financeiramente, pode ser bastante vantajoso.

3. Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Sabia que você pode financiar um imóvel de até  R$ 1,5 milhão por meio do SFH? Ele possui algumas vantagens interessantes como cobrir até 90% do valor do imóvel e cobrar juros máximos de até 12% a.a. Lembrando que a sua relação com os bancos contam muito a seu favor. Por isso, se está pensando em comprar a sua casa própria evite entrar no cheque especial, pagar contas atrasadas e assim por diante.

4. Sistema hipotecário

É ideal para quem já tem um imóvel e deseja comprar outro ou que, ainda que não tenha um imóvel próprio, possa dar um como garantia até que o financiamento seja totalmente pago. Esse pode ser um negócio arriscado já que você pode perder o imóvel que já tem por não conseguir pagar o financiamento. Mas se você tem o hábito de manter suas contas em dia, a hipoteca pode ser uma ótima opção, principalmente por reduzir os juros.

Há diversas opções de financiamento imobiliário para você conquistar a sua casa própria o quanto antes. Ainda tem a opção de usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), mas para isso é necessário seguir alguns critérios como ter, no mínimo, 3 anos de carteira assinada.

Ainda está com dúvidas sobre o assunto? Então, entre em contato com os nossos especialistas para esclarecê-las!